quarta-feira, 9 de março de 2016

Como Enfrentar as Perdas e Decepções da Vida

Texto: Lucas 24:13 -21

Introdução: 

Muitos fatos da nossa vida são  planejados em nossa mente para funcionar de acordo com os  nosso pensamentos e vontade. Planejamos, estudamos e traçamos nossas metas estabelecendo expectativas baseado em pessoas e experiências vividas por nós no passado.


1- Os Discípulos a Caminho de Emaús:

Os dois discípulos a caminho de Emaús comentavam sobre os fatos vividos recentemente, onde Jesus Cristo havia sido condenado, preso e crucificado. Eles estavam tentando entender o que tinha acontecido, mas não conseguiam colocar seu pensamentos em ordem, pois não fazia nenhum sentido no ponto de vista deles a morte de Jesus. 
Quando nós focamos no acontecimento que nos frustrou e machucou, trazendo uma sensação de perda enorme é muito difícil raciocinar e mesmo raciocinando, a lógica humana não consegue entender certos acontecimentos que fogem do nosso controle.

2- Uma interferência:

Enquanto eles lamentavam e faziam conjecturas acerca da morte cruel sofrida por Jesus, o próprio aparece ao lado deles e faz uma pergunta e continua a caminhada ao lado dos discípulos. Certamente não o reconheceram pois os olhos deles estavam como que fechados por causa da decepção.
Quando estamos decepcionados nossa visão espiritual é afetada e passamos a enxergar somente o problema. Isto impede a ação do Espírito Santo que tem o poder de acrescentar nossa fé para vermos as coisas de outro ângulo ou de cima. A visão de Deus é muito maior que a nossa. Ele enxerga aonde nossa imaginação não alcança. Ele vê a solução naquele problema, enquanto nós lamentamos do problema.

3- Jesus tenta recorda-los sobre as Profecias:

Cristo faz uma abordagem chamando os discipulos de néscios ou incrédulos dizendo: porventura não convinha que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória?
E começando por Moisés e por todos os profetas explicava-lhes as escrituras.
Depois que Jesus aplica o ensino da palavra tenta afastar-se mas eles o convidam para entrar e quando começa a partir o pão eles o reconheceram.

4- Eles não reconheceram Jesus porque:

a- Precisavam desabafar, lamentar e chorar a perda;
b- Precisavam abrir os olhos que estavam fechados;
c- Precisavam ouvir os ensinamentos proféticos com a devida interpretação;
d- Precisavam focar em Cristo e não nos homens.

Conclusão:

Como está a sua vida? Você vive mais tempo reclamando daquilo que perdeu, reclamando da crise, da situação difícil? Reclamando do chefe? do governo? do Pastor? da Esposa? do Marido? dos filhos?
Seu foco está nos problemas? Seu foco está naquilo que te faz falta?

Você já percebeu que quanto mais você reclama de uma situação mais o problema se agrava?
Já percebeu que enquanto acha defeito nos outros está desperdiçando energia que poderia estar sendo usada para achar os seus defeitos ou a solução para o problema que estás enfrentando?

Foi dentro deste contexto que o Senhor Jesus abordou os discípulos e fez com que eles tivessem seus olhos abertos pelas escrituras proféticas que anunciavam que era necessário que ele fosse crucificado mas que ressuscitaria ao terceiro dia. Era preciso vencer satanás na cruz e resgatar todas as almas perdidas que viveram antes de Cristo e ainda as que estavam vivas e aquelas que iriam nascer.

A dimensão dos planos de Deus são muito maiores do que nossa visão consegue alcançar.
Pense nisso e comece agradecer a Deus por aquilo que você tem nas mãos e ele é poderoso para multiplicar e fazer crescer e prosperar aquilo que ele confiou em suas mãos.
Abra os seus olhos espirituais e veja a vitória da parte de Deus para a sua vida.




Nenhum comentário: